![Mergulhando](https://static.wixstatic.com/media/a41ccf_752980636cc04eca8cd140720769a0fe~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_110,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/a41ccf_752980636cc04eca8cd140720769a0fe~mv2.jpg)
Perigos de mergulhar e voar de avião.
Não é recomendável voar de avião imediatamente após a prática de mergulho devido aos perigos do mergulho relacionados à descompressão. Isso está relacionado a como o corpo humano lida com a pressão do ar em diferentes altitudes e profundidades da água. Para entender melhor por que isso é importante, é necessário compreender alguns conceitos básicos de fisiologia e fÃsica.
Quando você mergulha, especialmente em mergulhos profundos, seu corpo está sujeito a uma pressão significativamente maior do que a pressão atmosférica ao nÃvel do mar. A água exerce pressão sobre seu corpo devido à coluna de água acima de você. Isso faz com que os gases, como o nitrogênio, se dissolvam nos tecidos do seu corpo enquanto você está embaixo d'água. Quanto mais profundo você mergulha e quanto mais tempo você passa lá embaixo, mais nitrogênio é absorvido pelos tecidos do seu corpo.
Quando você volta à superfÃcie após o mergulho, a pressão diminui rapidamente. Isso pode fazer com que o nitrogênio que foi dissolvido em seus tecidos forme bolhas em seu sangue e nos tecidos se não for permitido tempo suficiente para sair do corpo de maneira controlada. Essas bolhas podem causar a doença descompressiva, ou "the bends", que pode ser dolorosa e, em casos graves, pode ser potencialmente fatal.
Agora, a relação com voar de avião após o mergulho está no fato de que, durante um voo, a pressão atmosférica diminui à medida que o avião ganha altitude. Isso pode causar a expansão das bolhas de nitrogênio no seu corpo, o que pode ser perigoso. Os sintomas da doença descompressiva podem incluir dor nas articulações, dificuldade de respiração, tontura, náusea, e em casos graves, danos aos órgãos.
Portanto, é altamente recomendável esperar um perÃodo antes de voar após um mergulho, para permitir que o nitrogênio dissolvido seja eliminado do seu corpo. O tempo de espera sugerido pode variar dependendo da profundidade e da duração do mergulho, bem como de outras circunstâncias individuais.
Mergulhos de Recreação:
Se você fez apenas mergulhos recreativos, é aconselhável esperar pelo menos 12 a 24 horas antes de voar. Isso permite uma margem de segurança para que o nitrogênio seja eliminado do seu corpo.
Mergulhos Profundos ou Mergulhos de Descompressão:
Se você fez mergulhos profundos ou mergulhos que envolveram paradas de descompressão, o tempo de espera pode ser significativamente mais longo. Pode ser necessário esperar 24 a 48 horas ou até mais, dependendo das tabelas de descompressão usadas e do seu perfil de mergulho.
É importante seguir as diretrizes de segurança fornecidas pelos instrutores de mergulho certificados e ter em mente que cada pessoa pode reagir de maneira diferente a exposição ao nitrogênio. Portanto, é melhor ser cauteloso e dar ao seu corpo tempo suficiente para eliminar qualquer nitrogênio residual antes de voar de avião. Consultar um médico de mergulho ou especialista em medicina hiperbárica também pode ser aconselhável se você tiver dúvidas especÃficas ou preocupações sobre a descompressão e o voo após o mergulho.
Fonte: Divers Alert Network (DAN) e a Professional Association of Diving Instructors (PADI) CONFIRA OUTROS TEMAS